Educação híbrida: O que é?

23/06/2020

https://youtu.be/QaLUzHEgdKk (Acesse conteúdo da reportagem ao vivo aqui)


Mentora Wanessa de Oliveira Laschi concede entrevista para o perfil @ResgatandoSaoJose que conta com mais de 70 mil seguidores. 

Tema: EDUCAÇÃO HÍBRIDA: ONLINE E PRESENCIAL É A NOVA REALIDADE.

Os estudantes de grande parte das escolas públicas e privadas já vivem a realidade das aulas online devido a pandemia do COVD19 e plataformas digitais, aplicativos e até um canal exclusivo aos alunos foi disponibilizado na TV aberta para todo estado de São Paulo. Adaptações frente a esta realidade é a palavra mais comuns nos relatos de pais, alunos, educadores e escolas, afinal, este processo teve que ser rapidamente colocado em prática para que o prejuízo educacional tenha um menor impacto no ano letivo.

Segundo a coletiva de imprensa realizada no começo de junho dedicada aos próximos passos da educação para o estado de São Paulo, o atual secretário da educação, Rossieli Soares da Silva, anunciou a educação hibrida como o novo regime a ser adotado pós pico da pandemia. Conceitualmente este formato prevê aulas online e presenciais onde todos os envolvidos buscam a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem.

"O desafio fica maior para todos. Pais terão que entender que o processo híbrido traz uma nova fase educacional e apoiar efetivamente em tarefas e trabalhos, se possível, seus filhos. Estudantes precisam desenvolver habilidades diferenciadas, assumir compromissos, ter responsabilidade com seu autodesenvolvimento e se torna um protagonista deste processo. Educadores passam a ser mais criativos para ter a atenção dos estudantes e, claro, empresas sejam elas escolas ou não, mais flexibilidade com os responsáveis de crianças e adolescentes que estão período escolar." afirma a psicóloga organizacional e educadora para adolescentes, Wanessa de Oliveira Laschi.

Novos métodos avaliativos do aprendizado para alunos adaptado as ferramentas tecnológicas e a uma análise mais individualizada do conteúdo assimilado, a necessidade do envolvimento ativo e participativo dos responsáveis no conteúdo pedagógico, investimento em equipamentos eletrônicos e de inovação para uma melhor qualidade na transmissão do conhecimento, além de treinamento e capacitação adequada aos educadores são demandas fundamentais para este novo conceito educacional praticado em outros países do mundo com resultados positivos seja um sucesso.

Importante destacar que pais que trabalham presencialmente em serviços essenciais ou não, com o avanço do "Plano São Paulo" do governo do estado que prevê a retomada em fases do comércio, indústria e outros negócios que alimentam a economia do país terão que buscar com suas empresas contratantes a flexibilização na jornada de trabalho para turnos menores ou adesão ao home office alternado com seu cônjuge, em caso de crianças menores. Não há uma previsão para a retomada gradativa de aulas nas instituições de ensino das series iniciais e finais de educação formal no regime híbrido, porém, há muita expectativa que a partir de agosto algumas instituições, principalmente particulares, experimentem este novo método respeitando todos os protocolos de higiene e segurança, inclusive, considerando apenas 20% dos estudantes de forma presencial.

"A sugestão é colocar em pauta desde já um planejamento pessoal e profissional para este formato. Seja em família ou com gestores empregadores o momento é de pais e responsáveis dos estudantes organizarem essa agenda hibrida, afinal, toda mudança gera incertezas e necessidades que se não previstas antecipadamente geram surpresas e esforços extras." conclui a educadora de jovens e psicóloga organizacional.

© 2019 Empresa. Avenida Pasteur 520, Rio de Janeiro 04719-001
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora